sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Como as cores podem influenciar nos ambientes

Há vários estudos que comprovam que as cores influenciam no comportamento e servem até como terapia. No mobiliário e na decoração não poderia ser diferente, as tonalidades em respectivos móveis podem tornar o ambiente mais calmo, ou aconchegante, ou divertido ou até mesmo estimular a imaginação, a fome e a inspiração.

Sabe-se que a cor AZUL tem o poder de tranquilizar, acalmar e esfriar. É uma boa pedida para ambientes como dormitórios, quartos de bebê e até áreas externas, como fachadas e peças ao ar livre. As tonalidades varáveis do azul, do azul bebê ao azul escuro transcende a leveza e purificam a sensibilidade humana, tranquilizando e relaxando.

"azul transmite favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico. É a única que tem poder de desintegrar energias negativas, favorecendo a paciência, a amabilidade e a serenidade. É muito indicado para acalmas a energia dos quartos de crianças e adultos hiperativos" (www.significadodascores.com.br)

A cor AMARELA, uma cor quente e envolvente, estimula a criatividade e o raciocínio. A "cor" do sol traz energias positiva, boas vibrações e pode animar o ambiente. É ideal para ambientes de circulação, como corredores e hall e onde há pouca iluminação, por ser uma cor expansiva, pode dar sensação de amplitude.

"O amarelo é a cor luminosa por excelência. Atrai a atenção seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo" (www.significadodascores.com.br)

O VERDE, transmite toda a harmônia do espaço. Uma cor fria, mas, ao mesmo tempo equilibrada, que estimulam a sensação de liberdade. As diferente tonalidades de verde, até o musgo, combinam com peças ao ar livre, como jardins de inverno e áreas externas por estar ligada a "cor" da natureza. Também é ideal para dormitórios infantis por estimular a auto confiança, a satisfação e ao mesmo tempo tranquiliza o estado emocional.

"verde é uma cor sempre indiferente e calma, que não se dirige para nenhuma direção, nem encerra qualquer elemento de alegria, tristeza ou paixão" (www.significadodascores.com.br)

VERMELHO e LARANJA, cores quentes, com bastante energia, que encorajam e elevam a auto estima. Reflete a ousadia e ao mesmo tempo a auto confiança. Tornam o ambiente mágico, imprevisível, onde tudo pode acontecer, assim como no teatro, circo e cinema. Para uso residencial  recomenda-se usar em parte na cozinha, pois pode influenciar no apetite, no quarto do casal, no hall de entrada e até o home office.


"A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança"  (www.significadodascores.com.br)

"Laranja simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade" (www.significadodascores.com.br)

O ROXO, ou VIOLETA ou ainda LILÁS, é uma cor segura, elegante, fina, nobre. Transmite segurança, prosperidade e estimula o pensamento reflexivo. Pode ser usada, com cautela, em uma ou duas paredes na sala, pois tem o poder de purificar e renovar energias ruins  O lilás é muito usado em dormitórios femininos e é tendência na tonalidade berinjela.

"Roxo simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação" (www.significadodascores.com.br)

O PRETO e tons de CINZA, embora possam parecer cores negativas, são cores sóbrias, rígidas e trazem requinte ao ambiente. Muito usadas em escritórios, home theater e portas de cozinha, por darem a sensação de equilíbrio e neutralidade, já que combinam com tudo, ou quase tudo.

"Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância" (www.significadodascores.com.br)

"Cinza é a expressão de neutralidade. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais expressa desânimo e monotonia" (www.significadodascores.com.br)

BRANCO e tons de CREME realçam todas as outras cores. Combinam com todos os tipos de ambientes e tem o efeito de dar amplitude para locais com pouco espaço. Sozinhas, essas cores passam despercebidas, mas com a mobília certa e com os objetos de decoração que contrastem, o ambiente fica seguro, prático e sempre moderno.


"O branco remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma" (www.significadodascores.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...